O Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM) realizou, nesta sexta-feira (27/06), uma palestra sobre a importância da doação de sangue, dentro das ações do Junho Vermelho e Azul e em alinhamento ao Plano de Logística Sustentável (PLS) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Tradicionalmente conhecido como Junho Vermelho, o mês reforça a importância da doação de sangue em todo o mundo. No Amazonas, junho também é sinônimo de cultura e tradição com a realização do Festival Folclórico de Parintins, ocasião em que o vermelho e o azul se encontram nas cores das torcidas Garantido e Caprichoso. Assim, o CRCAM adotou o Junho Vermelho e Azul, destacando a solidariedade que salva vidas e homenageando a paixão cultural do povo amazonense.
Com o tema “Doação de Sangue: Importância, Mitos e Critérios de Doação”, a palestra foi ministrada pela assistente social e gerente de captação de doadores da Fundação Hemoam, Nívia França, que esclareceu mitos, critérios e a relevância de ser um doador, reforçando que um gesto simples pode salvar até quatro vidas.
Durante o encontro, Nívia destacou a necessidade constante de doações para manter os estoques dos bancos de sangue e incentivou todos os participantes a se tornarem doadores regulares, contribuindo para a saúde coletiva e espalhando solidariedade, assim como o espírito de união vivido no Festival de Parintins.
Com a iniciativa, o CRCAM reafirma seu compromisso com a responsabilidade social, a saúde e o bem-estar, aproximando-se da comunidade amazonense e contribuindo para a construção de uma sociedade mais empática, consciente e culturalmente viva.