Ao fazer um scroll rápido aqui pelo LinkedIn, você provavelmente vai encontrar algo sobre o ESG, um dos conceitos mais comentados e estratégicos nas empresas. E o destaque vem justamente por conta da nossa sociedade estar valorizando cada dia mais a responsabilidade das empresas com o meio ambiente, a sociedade e os impactos da sua própria gestão.
Mas você conhece o significado dessa sigla? Sabe como aplicar as boas práticas do ESG na sua empresa? Já mensurou a importância do papel dos investidores no processo de implementação do ESG? Listamos abaixo algumas informações para te ajudar a entender o conceito de uma vez por todas.
Afinal, o que é ESG?
A sigla ESG significa Environmental, Social and Corporate Governance. Para o português, Meio-Ambiente, Social e Governança. ESG é um conjunto de ações que as companhias aplicam visando melhorias no meio ambiente, na relação com seus parceiros, nas formas de compliance e nas boas práticas de gestão corporativa como um todo.
O conceito ESG não é uma moda corporativa e também não é uma novidade. O ESG foi citado pela primeira vez no final de 2004, numa iniciativa da ONU em parceria com instituições financeiras para mensurar o desempenho das empresas e obtenção de dados comparativos com relação aos três indicadores. Em outras palavras, a sigla contempla as boas práticas ambientais, sociais e de governança de um empreendimento.
Tendência sem volta
O Planeta Terra hoje não consegue regenerar todo o consumo de recursos naturais que a gente tem utilizado. Já estamos sentindo o impacto das mudanças climáticas, por exemplo. Com o ESG, é possível mensurar o quanto um negócio consegue minimizar seu impacto no meio ambiente e melhorar o seu entorno.
A letra “E” da sigla contempla ações para preservação da biodiversidade e redução do desmatamento, escassez de água e poluição. Já a “S” visa as ações de engajamento dos colaboradores, políticas de diversidade, respeito aos direitos humanos, proteção de dados e satisfação dos clientes. Por fim, o “G” diz respeito a toda conduta corporativa e a administração do negócio, bem como a relação com governos e a existência de um canal de denúncias.
O ESG deve atrair U$S 53 trilhões de dólares de investimento até 2025, de acordo com a Bloomberg, empresa global de informações financeiras. E é impossível negar que a COVID-19 está contribuindo para a mudança nas políticas das empresas. A desigualdade na distribuição de renda tem aumentado no período.
A cada dia mais cresce a busca por investimentos que gerem rentabilidade associada à impacto positivo no Planeta. Por conta disso, os investidores estão de olho nas empresas que são engajadas nos fatores sociais e ambientais. Afinal, organizações fortes podem gerar uma performance superior ao longo prazo.