• Confira a programação do Seminário Nacional de Contabilidade Eleitoral e Partidária 2022 do CFC

Nos dias 8 e 9 de junho, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realiza o Seminário Nacional de Contabilidade Eleitoral e Partidária 2022 – Financiamento de Campanha e Prestação de Contas Eleitorais. O encontro acontece de forma híbrida, das 8h às 17h. O modo presencial será na sede do CFC, em Brasília (DF) e, ao mesmo tempo, haverá transmissão do evento. Os inscritos poderão acompanhar a atividade pela plataforma Zoom e os demais pelo canal do CFC no YouTube. Ao todo, vão ser ofertadas 100 vagas para aqueles que quiserem estar fisicamente na autarquia e outras 1.000 vagas para os interessados em participar de forma remota.

O seminário acontece em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e tem o objetivo de capacitar multiplicadores das boas práticas de contabilidade eleitoral. O CFC espera atingir um público de 5 a 10 mil pessoas, entre profissionais da contabilidade, advogados, representantes de partidos e aqueles que atuam diretamente com partidos políticos e eleições. O evento vai gerar pontuação para o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

O encontro ainda envolverá uma edição do Quintas do Saber, evento da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), que terá como tema “Os Desafios da Justiça Eleitoral nas Eleições de 2022”.

As inscrições já estão disponíveis e podem ser feitas clicando AQUI

Veja a programação do seminário:

Dia 8/6:

8h30 Solenidade de abertura

A abertura do seminário contará com a presença do presidente do TSE, ministro Luiz Edson Fachin; do presidente do CFC, Aécio Prado Dantas Júnior; do presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (CFCOAB), José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral; da presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim; da presidente da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Sandra Elvira Gomes Santiago; e do presidente da Academia Piauiense de Ciências Contábeis (Apicicon), Joaquim de Alencar Bezerra Filho.

9h Quintas do Saber – painel: Os desafios da Justiça Eleitoral nas Eleições de 2022

A representante do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Denise Goulart; o coordenador da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Haroldo Santos Filho; e o diretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Melillo Dinis do Nascimento, são os palestrantes convidados dessa edição do Quintas do Saber. Na ocasião, o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho, será o moderador.

14h Abertura do ciclo de palestras do Seminário Nacional de Contabilidade Eleitoral e Partidária 2022 do CFC

A abertura do ciclo de palestras do seminário será conduzida pelo vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos de Oliveira Júnior, e pelo coordenador da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Haroldo Santos Filho.

14h10 Painel: Inovações da Legislação Aplicada para as Eleições de 2022

O tema desse painel será apresentado pelos membros da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Brunno Sitonio, Décio Galdino e Guilherme Guimarães. A moderação ficará a cargo do vice-presidente de Política Institucional do CFC, Manoel Carlos de Oliveira Júnior.

16h Painel: Evolução da Qualidade da Prestação de Contas Eleitorais

Nessa parte do evento, será discutida a importância do PEPC para a contabilidade eleitoral e partidária e como um compromisso do CFC com o TSE e a sociedade. O assunto será exposto pelos membros da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Alexandre Di Pietra e Elson Amorim Simões. A moderação dessa palestra será realizada pelo vice-presidente Administrativo do CFC, Carlos Rubens de Oliveira.

Dia 9/6:

8h Painel: Teoria e Prática da Contabilidade Eleitoral

O segundo dia de evento será aberto pela palestra do membro da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Guilherme Guimarães. Ao lado dele, estará a conselheira do CFC, Angela Andrade Dantas Mendonça, que será a facilitadora do painel.

9h30 Painel: Pré-Campanha – Aspectos Preliminares e Constituição Jurídica do Candidato

Os membros da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Décio Galdino e Guilherme Guimarães, vão conduzir esse painel. Já o vice-presidente de registro do CFC, Carlos Henrique do Nascimento, será o facilitador da exposição.

11h Painel: Arrecadação de Recursos Eleitorais

Para fechar a programação da manhã, os membros da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Guilherme Guimarães e Guilherme Sturm, vão explicar ao público os aspectos que envolvem a arrecadação de recursos eleitorais. A vice-presidente de Fiscalização do CFC, Sandra Maria de Carvalho Campos, fará a moderação desse painel.

14h Painel: Gastos Eleitorais e Repercussões Jurídico-Contábeis

O coordenador da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Haroldo Santos Filho, e o membro da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Elson Amorim Simões, vão explicar o tema ao público. A moderação será realizada pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Donizete Valentina.

16h Painel: Entrega das Prestações de Contas e Julgamento

Para fechar o seminário, os integrantes da Comissão Nacional de Contabilidade Eleitoral do CFC, Décio Galdino, Guilherme Guimarães, Guilherme Sturm e Haroldo Santos Filho, vão falar sobre a entrega das prestações de contas e julgamento. A palestra será mediada pelo vice-presidente Técnico do CFC, Wellington do Carmo Cruz.

Caso prefira, clique aqui  e baixe a programação em pdf.

Por Comunicação CFC