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Dia D Educação Contábil – CRCAM reúne profissionais e estudantes da Contabilidade para debater mudanças no Curso de Ciências Contábeis

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Aconteceu na manhã desta terça-feira (24/05), o evento dia D da Educação Contábil, realizado na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), com transmissão via zoom.

Chamado de Dia D da Educação Contábil, a audiência teve como objetivo  reunir coordenadores de cursos, professores, estudantes e profissionais de contabilidade a fim de apresentar as propostas de alteração à Resolução CNE/CES nº 10/ 2004.

A norma institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Ciências Contábeis, bacharelado, e guia as Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras.

Participaram da mesa de abertura,  a presidente do CRCAM, Joseny Gusmão da Silva, vice-presidente do CRCAM, Renata da Costa Sales, a  presidente da  Academia de Ciências Contábeis do Amazonas (ACCA) Maria de Fátima Brito Durães e como convidado o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, e das Empresas de Assessoramento, Perícias ,Informações e Pesquisas do Estado do Amazonas (Sescon/AM), Paulo Euzébio Filho.

Estiveram presentes também  de forma presencial e virtual professores e coordenadores  do Curso de Ciências Contábeis das Faculdades e Universidades de Manaus.

Na oportunidade a presidente do CRCAM, destacou a importância da profissão contábil, que hoje existe uma nova realidade da profissão. “ Hoje a área contábil evoluiu, mudou a nossa profissão, nós temos que ter conscientização dessa mudança, não dá mais para dizer que a área é apenas um emissor de dados, que o profissional é apenas um digitador de lançamentos, não é só isso,  vai além, a contabilidade traz conhecimento científico, e  temos que transmitir isso aos estudantes do curso de ciências contábeis, que serão os profissionais do futuro”, pontuou.

Maria Durães destacou a importância da  reunião pontuando que é uma discussão conjunta, abarcada pelo o CFC, junto aos regionais e junto a eles as Academias de Ciências Contábeis e todos os setores e segmentos da área contábil. “A participação da audiência pública de todos os profissionais, professores e estudantes é um momento importante para a classe contábil,  onde vamos poder registrar nossa marca e contribuir para novos caminhos das Diretrizes Curriculares do curso de Ciências Contábeis”, disse.

Minuta

O documento com as propostas de alteração da base curricular da graduação em Ciências Contábeis está disponível para contribuições públicas até o próximo dia 31 de maio, pela plataforma Participa + Brasil, do Governo Federal.

Por Jessie Silva, Ascom CRCAM